27 de julho - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Blog de notícias


     

No  dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de  Trabalho – um marco da luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e  segurança no exercício da profissão. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas  legislativas foi elaborado para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.  A data se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em  Segurança e Medicina do Trabalho.

O Ministério do Trabalho desenvolve políticas públicas e ações  de inspeção e fiscalização para a promoção de um ambiente de trabalho mais  seguro para os brasileiros. Essas políticas têm como objetivo incentivar o  investimento em saúde e segurança no trabalho, prevenção de acidentes e doenças  ocupacionais.

De janeiro a junho de 2016, o Ministério do Trabalho realizou  29.243 inspeções em segurança e saúde no trabalho, sendo que a constatação de  riscos graves e iminentes à integridade física dos trabalhadores motivou a  realização de 656 embargos e 1107 interdições.

Ainda no primeiro semestre de 2016, foram realizadas 631  análises de acidente de trabalho, com o objetivo de identificar as causas  dessas ocorrências e providenciar medidas preventivas eficazes. Das 768 pessoas  envolvidas nesses acidentes, 711 vítimas eram homens.

Além das irrecuperáveis perdas de vidas, estes acidentes e  doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva,  cujas consequências, muitas vezes, extrapolam o ambiente de trabalho. A data  busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a  importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças  relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em  todos os setores produtivos.

 

Com informações do Ministério do Trabalho

 

     

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novembro Azul - 2019

Outubro Rosa - 2019